A terceirização de serviços é um dos meios mais utilizados por empresas que necessitam otimizar tempo, economizar recursos e priorizar o seu negócio principal. Se você ainda não sabe se a terceirização de cobrança é para a sua empresa, nós listamos aqui todas as vantagens e quando ela é necessária.
 
Se você já sabe que terceirização uma empresa de cobrança é a melhor solução para o seu negócio, então
o processo de seleção deste fornecedor é fundamental para o sucesso da iniciativa.
Afinal, como todo o mercado de prestação de serviço, aqui também existem bons e maus prestadores
de serviços.
 
A primeira dica é: evite o famoso “amigo do amigo”. Procure por empresas sérias, confiáveis e com
resultados comprovados em credores do seu segmento ou em títulos de perfis semelhantes.
 
Uma empresa de cobrança terceirizada atua nas etapas de prevenção e de recuperação de créditos em
atraso para credores. Os credores são as empresas que concedem crédito aos seus clientes, podendo ser
um crédito financeiro ou comercial.
 
Contratar empresa de cobrança pode ser uma alternativa, quando observamos atrasos nos pagamentos de
clientes no departamento de contas a receber, mas essa ação deve ser avaliada com cautela, portanto:
 
Busque por uma empresa com boa reputação
Busque informações consistentes sobre a (s) empresa (s) em análise (s) e seus Sócios, entre
em contato com outros clientes e veja se a experiência é boa o bastante para que você acredite e avance
na parceria.
 
No caso da cobrança, o terceiro terá acesso a informações sensíveis, tanto em relação ao seu negócio
quanto à sua clientela, e uma atuação confiável é o que se espera.
Consulte se não há pendências judiciais relacionadas à empresa ou restrições legais de qualquer natureza, consultando as empresas especializadas.
 
Por tratar-se de uma tarefa complexa, a forma como a empresa desempenha suas funções deve ser apta
a atingir o fim pretendido sem que isso coloque em risco a perda de um cliente.
 
Saiba quais ferramentas serão utilizadas
A eficiência de uma empresa depende da tecnologia e das técnicas que serão utilizadas no processo de cobrança,
e o conhecimento sobre o mercado em que atua ajuda a garantir o êxito.
tecnologia deve ser sem dúvida uma aliada das empresas de cobrança.
 
O uso de sistemas e tecnologia específicas gera ganhos de produtividade, controle da operação,
obtenção de indicadores e correta gestão da informação.
Conheça a qualificação dos funcionários
Lidar com o público não é tarefa simples, especialmente quando o assunto a ser tratado é extremamente
delicado. Por isso, você deve saber qual a formação exigida para ocupar o cargo, como é feito o processo
seletivo e se são oferecidos treinamentos à equipe.
O aperfeiçoamento constante é fundamental pois atinge questões relacionadas à disciplina legal e psicológica.
 
Capacidade de crescimento
A capacidade de crescimento da empresa de cobrança não se restringe ao espaço físico que ela tem
para colocar novos funcionários.
Faça uma análise da saúde financeira da empresa, pois a cobrança demanda muito capital de giro
para investir até que o retorno comece a chegar.
 
Veja como será a relação entre contratante e contratada
Uma parceira que saiba atuar com autonomia é desejável, pois demandará menos do tempo da contratante.
Por outro lado, também é importante que ambas estejam de prontidão para resolver eventuais problemas
que surjam, como uma cobrança que tenha sido feita de forma indevida.
 
O relacionamento entre contratante e contratada deve ser transparente, envolver apoio recíproco e
disponibilidade.
Se a empresa de cobranças tem uma comunicação falha, certamente isso também se repetirá no
trato com os devedores, o que é absolutamente indesejável.
 
Pense além do preço do serviço
O preço do serviço deve ser considerado pelo contratante, mas não deve ser determinante na hora
da contratação.
 
Quem recorre à parceria com uma empresa de cobrança o faz por existir uma necessidade que, sem o
acordo ideal, jamais será suprida.
E a ausência de sucesso na recuperação de créditos pode, inclusive, levar o negócio a períodos de grandes dificuldades e até mesmo à falência. A decisão do quanto vale tem que ser baseada na relação custo x benefício.
Confira se as obrigações trabalhistas estão sendo cumpridas
Uma das vantagens da terceirização é a economia com os encargos trabalhistas, visto que a
responsabilidade de arcar com esses custos é da empresa contratada.
Mas para não perder esse benefício, fiscalize o cumprimento das obrigações trabalhistas sob
responsabilidade da empresa contratada.
 
Essa falha ocasiona a responsabilização da contratante, o que pode representar um prejuízo de grandes
proporções.
Dessa forma, antes mesmo da contratação, é preciso verificar se a empresa de cobrança não
costuma aparecer no polo passivo de ações trabalhistas.
 
Especifique como será feita a prestação de contas
Em nome da transparência estipule como será feita a prestação de contas pelo escritório de cobrança,
bem como a periodicidade (quinzenal, mensal e etc.) com que isso será feito.
 
O ideal é que as contas sejam prestadas mensalmente, e quanto mais informações apresentadas, melhor
será para a administração do negócio do contratante.
 
Conheça e elabore os relatórios gerenciais, que devem ser bem detalhados. Assim, a contratada saberá
quais informações deverão ser prestadas, fornecidas e o período dessas informações.
 

Conclusão

Contratar uma empresa de cobrança é uma atividade complexa e por isso tem que receber atenção total de
quem vai contratar.
 
O contratante deve ter isso em mente, porque ele entregará um ativo de sua empresa, sua carteira de
inadimplentes, mesmo que por um tempo determinado, para um escritório de cobrança.
 
Portanto todos os riscos devem ser evitados. E para isso, a Comax pode te ajudar: com 30 anos no mercado, conciliando tradição e expertise, com processos de alta performance. Entre em contato.
 
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