A cobrança digital é um novo método de cobrança. Com a crescente tecnológica, os meios e processos
podem e devem ser otimizados para se adequarem ao mundo digital.

Mas afinal, o que é Cobrança Digital?

Sabe quando você recebe avisos de boletos e faturas por e-mail ou sms, por exemplo? Então, isso é chamado de cobrança digital. Através de plataformas variadas, as empresas utilizam os meios digitais para facilitar o
contato e o pagamento com o cliente inadimplente.
 
Essas plataformas digitais podem ser terceirizadas ou da própria empresa e funcionam, geralmente, em
aplicativos para smartphones. Os resultados obtidos através da cobrança digital são mais concretos e
assertivos do que a cobrança tradicional, feita pelo telefone. Isso porque:
  • As pessoas estão mais conectadas com seus aparelhos celulares;
  • As ferramentas digitais agilizam o processo de cobrança e pagamentos. Atividades antes feitas        manualmente, são efetivadas com mais rapidez através do banco de dados da empresa;
  • É mais cômodo por evitar o deslocamento até agências bancárias ou caixas eletrônicos;
  • Com os aplicativos, é possível atualizar com mais frequência às informações para o banco de dados e         ajudar a empresa a criar melhores estratégias e abordagens de cobrança;
  • A ferramenta permite o contato direto da empresa com o cliente, enviando lembretes automáticos de pagamento, e assim as probabilidades de atraso ou esquecimento diminuem;
  • O processo com contato direto e mais impessoal com o cliente, evita exposições constrangedoras, que por  vezes afasta o cliente da empresa;
Além desses benefícios, podemos citar o baixo custo que esse processo automatizado dá para as
empresas. A cobrança tradicional, feita pelo telefone, é pode ser menos efetiva, assertiva, prática e mais
cara de se manter e realizar.
 
Por isso, a cobrança digital traz economia em gastos operacionais. O envio de e-mails ou sms também é
dinâmico e orgânico.
 
Instalar a cobrança digital na sua empresa traz mudanças significativas através da modernização para o empreendimento do negócio. Estes são alguns dos pontos beneficiados com a tecnologia.
Automatização dos processos de cobrança
 
A cobrança não deve ser a principal atividade do negócio da empresa. Sobretudo, os recursos devem ser
direcionados para os produtos e serviços que geram lucro.

Automatização dos processos de cobrança

A cobrança digital é uma maneira de lidar com os clientes inadimplentes sem que a empresa perca o foco
principal. Por isso, é comum este serviço ser prestado por empresas terceirizadas que automatizam o
processo de cobrança digital.
 
Conheça a Comax, somos uma empresa de soluções integradas de contas a receber, com 30 anos no mercado. Conciliamos a tradição e expertise, com processos de alta performance, o que nos garante altos índices de recebimento.
Nos siga nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *