Toda empresa, independente do tamanho ou segmento, está sujeita à inadimplência. Principalmente
durante uma recessão econômica, que causa a queda no poder de compra dos consumidores e
consequentemente de falta dinheiro para pagar as contas.
Por isso é tão necessário ter um planejamento de cobrança.
 
Um planejamento de cobrança contém estratégias que vão te ajudar a:
 
  • Diminuição de problemas no processo de cobrança;
  • Diminuir e até prevenir certas inadimplências;
  • Ter uma recuperação de crédito mais efetiva.
 
Confira abaixo o passo a passo para criar um planejamento de cobrança eficiente para a sua empresa
 

Defina uma política de cobrança

 
A política de cobrança é um documento criado com o objetivo de trilhar um caminho estratégico para que seu cobrador/negociador/recuperador de crédito consiga chegar a um acordo para o pagamento da dívida.
 
Nesse documento contém um conjunto de fatores, normas, métodos e diretrizes, criadas pelos gestores
da empresa, que normatiza as ações e procedimentos de recuperação de créditos.
Esse planejamento tem o intuito de diminuir a taxa de inadimplência, com base numa gestão de cobrança.
 
Dentro da política de cobrança devem existir diretrizes que direcionam o recuperador de crédito com as possibilidades de flexibilização de prazos e parcelas que sua empresa pode oferecer.
Além de bons métodos de comunicação como um tratamento amigável e respeitoso.
 

Analise o histórico dos clientes

 
Existem duas etapas muito importantes relacionadas ao histórico do cliente. Essa parte da estratégia
trabalha com a prevenção e por isso, você deve conhecer o seu potencial cliente e mais ainda após o
fechamento de contrato.
Como? Com um banco de dados.
 
  • Consulte serviços como SPC e Serasa.
 
Dessa forma será possível conhecer a saúde financeira dos seus clientes, revelando pendências de pagamentos, protestos e outros problemas de restrição de crédito.
 
Conhecer o histórico financeiro antes do fechamento do negócio, vai permitir que você avalie da melhor
forma as possíveis riscos e evitar muita dor de cabeça.
 
  • Mantenha o banco de dados atualizado
Manter todas as informações sobre os clientes atualizadas permite que você monte um histórico com
base em suas transações e pagamentos.
Assim você consegue ter um controle sobre quem sempre paga em dia, quem atrasa e até os
motivos do atraso.
 
É comum que o motivo da falta de um pagamento possa ser apenas porque o cliente esqueceu da data.
 
Com esse histórico você consegue personalizar um plano e ação para cada tipo de cliente. Vamos
entender melhor nos tópicos abaixo.
 

Crie uma régua de cobrança

 
A régua de cobrança é um padrão de contato elaborado para diferentes grupos de clientes que segue uma
rotina que será adotada pelos profissionais que vão realizar a cobrança.
 
O tempo também precisa ser padronizado entre um contato e outro. Geralmente esse contato se inicia
por SMS, depois por e-mail, telefone e só então a cobrança judicial.
 
 
 

Contrate uma empresa de cobrança

 
A contratação de empresas especializadas é recomendada para as empresas que não têm um time de
especialistas em cobranças e que querem profissionalizar esse setor dentro do seu negócio.
Além de ser mais prático, em muitos casos é até menos custoso do que montar um novo setor, contratar
funcionários e promover o treinamento necessário.
A assessoria pode cuidar de todo o processo, desde o primeiro contato com o cliente, ou apenas atuar em
momentos específicos. Sua atuação pode ser definida na régua de cobrança traçada pela empresa.
Fazer uma parceria com profissionais especializados em cobrança aumenta os resultados, uma vez que equipes de cobrança têm conhecimento e experiência sobre abordagem, técnicas de negociação e otimização de cobranças.
 
Conheça a Comax, assessoria de cobrança especializada há mais de 30 anos no mercado. Esperamos realizar uma parceria com você!
 
 
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