Alguma vez você já perdeu um cliente e ficou sem entender o que aconteceu? Independente do setor de
serviços ou produtos em que você atua, clientes buscam parceiros de confiança para atender às suas
necessidades além dos seus serviços rotineiros.
Então como se perde um cliente e o que fazer para evitar?
 
Existem fatores internos e externos que podem contribuir para a perda de um cliente. Você pode ter o melhor produto ou serviço, mas o problema pode vir da experiência do cliente.
Pode ser um péssimo atendimento, a falta de preocupação, perda de prazos, entre vários outros motivos.
 
Vamos conferir abaixo com mais detalhes como se perde um cliente e o que fazer para evitar
 

Não estar atento à concorrência:

 
Um clássico e impossível de não ser mencionado é a sua empresa não estar atenta à concorrência.
 
Analisar estratégias que estão sendo utilizadas no mercado serão o seu norte para entender mais sobre a
área em questão, os clientes que procuram por esses serviços, e o mais importante: identificar
oportunidades para agregar valor ao seu produto ou serviço.
 

Por que?

 
Se você estiver atento somente ao preço, sua concorrência pode simplesmente abaixar o preço dela e
dessa forma você estará fadado a perder clientes. Criar um valor ao seu produto ou serviço é oferecer
soluções únicas e inovadoras.
 
Dessa forma, você se diferencia da concorrência e o cliente pensará duas vezes antes de ir embora.
 
 
 

Perda na qualidade dos produtos ou serviços

 
Sim, pode acontecer do seu produto ou serviço perder a qualidade e você não perceber, mas os seus
clientes sim. Como?
 
Uma grande armadilha, é o corte de custos. Procurar todas as formas de diminuir custos da sua empresa
sem se preocupar com os efeitos disso. Será que vale a pena trocar o seu fornecedor por um mais barato e
assim, perder a qualidade do seu produto?
 
A perda de qualidade também pode estar diretamente relacionado na sua desatualização no mercado. Pode
ser um novo processo que você não atualizou, uma nova ferramenta. Não deixe que isso aconteça!
 
 

Não focar no relacionamento com o cliente

 
Mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade, é fundamental trabalhar em boas práticas de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.
 
O CRM em si, é uma ferramenta que possui funcionalidades focadas em gerenciar todos os processos de
contato com clientes e a partir dele pode-se criar um conjunto de práticas, estratégias de negócio e
tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
 
Alguns dos benefícios de ter uma ferramenta de CRM são:
 
  • Organizar e controlar todo o processo comercial;
  • Ter todos os dados em um lugar só;
  • Antecipar necessidades e desejos dos clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Fidelizar clientes.
 
Existem diversas ferramentas de CRM que estão disponíveis para todas as empresas, em opções baratas e
fáceis de usar.
 
Nos siga nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *