Buscar
  • Comax

7 Técnicas para convencer o cliente a pagar sua dívida






Tanto os clientes quanto as empresas sempre estão em busca de maneiras para evitar o prejuízo. Entretanto, os empresários não querem estar no time que está perdendo e precisam lidar com clientes inadimplentes, e como fazê-los pagar antes que os juros se tornam assustadores.


Mas, acima de tudo, todos procuram técnicas para convencer o cliente a pagar sua dívida e pensando nisso, trouxemos algumas dicas para vocês:



1 – Exclusividade


Uma das maneiras de convencer o cliente a pagar sua dívida é dar o primeiro passo para a resolução do problema. Tentar compreender os motivos que levaram o cliente a não pagar e então, iniciar uma negociação, com argumentos que tragam o cliente para perto de si.


2 – Saiba Abordar


Para convencer o cliente a pagar sua dívida é preciso saber como fazê-lo. Não é por que você irá cobrá-lo que deve ser rude e sem respeito, a educação usada com o cliente que está em dia é também usada com o cliente que possui dívidas.


Caso contrário, mesmo com técnicas para convencer o cliente a pagar sua dívida estando anotadas de nada adiantará, e o cliente pode além de abandonar sua empresa, também pode se tornar um divulgador negativo.



3 – Ofereça a oportunidade de quitação


Com essa técnica para convencer o cliente a pagar sua dívida, você faz com que a cobrança pareça uma oportunidade incrível, sendo assim, trazendo sentimentos positivos quanto a solução do problema. Procure entender as necessidades do consumidor e suas dores, mostre que além de receber o dinheiro você quer ajudá-lo acima de tudo.


4 – Mantenha uma equipe treinada


Aqueles que trabalham com a cobrança, e buscam convencer o cliente a pagar sua dívida, precisam conhecer o Código de Defesa de Consumidor. Tal conhecimento, pode evitar processos sendo que o Código proíbe abordagens como excesso de cobranças, e mais ainda ameaças.


5 – Abra espaço para o cliente ter ideias


Suponhamos que após todos os passos acima, o cliente ainda não esteja contente ou não tenha se encaixado em nenhuma das ofertas propostas. A melhor técnica de convencer o cliente a pagar sua dívida é o trazer para o processo mais ainda, isto é, pedindo que ele sugira formas de resolver o problema.


É importante lembrar que, o benefício deverá ser positivo para ambas as partes e que é de suma importância estar aberto a verificar as sugestões do consumidor.



Por que realizar um acordo com um cliente que deve sua empresa?


Em primeiro lugar, quando você quer convencer o cliente a pagar sua dívida deve pensar que dificilmente você é o único que está com tal problema.

O que significa que a chance de receber o valor total é bem pequena, ou seja, propor um acordo é uma das melhores técnicas para convencer o cliente a pagar sua dívida. Sendo assim, o consumidor e o cliente continuam com uma relação boa, sendo que ambos mantêm seus nomes limpos.