Buscar
  • Comax

As 5 melhores ferramentas para análise de crédito




Caso a sua empresa ofereça crédito, significa que você já aceitou alguns riscos. O que não é fácil e envolve muito receios, oscilações e horas de estudos. É provável que assim sendo, você esteja em busca de ferramentas para análise de crédito que tragam resultados para a sua empresa.



Por que a falta dessas ferramentas está afetando a sua empresa?


Entender o verdadeiro potencial do seu cliente é um dos primeiros passos para um Ciclo de Crédito, que é quando entendemos se a possibilidade de concessão de crédito e, se sim, quais são as condições.


Os resultados dessa etapa refletem em diferentes áreas do seu negócio, um erro simples como uma consulta cadastral pode fazer com que sua empresa perca muito dinheiro, uma consulta de CPF desatualizada pode acabar gerando uma oferta extremamente fora da realidade do cliente, ou até mesmo jogar no lixo uma oportunidade de negócios com clientes que aumentaram o Score de Crédito ao longo do tempo. Logo, seus resultados são afetados diretamente pela falta de ferramentas para análise de crédito sendo bem definidas.


5 erros comuns que podem prejudicar a sua análise de crédito, pela falta de ferramentas para análise de crédito:


  • Fazer uma análise incompleta que não verifique históricos de utilização de cheque sem fundo e títulos protestados em cartório;

  • Aceitar documentos de clientes sem confirmar a veracidade das informações;

  • Não estudar o contexto de um possível cliente, avaliando apenas a pontuação em birôs de crédito;

  • Aceitar grandes propostas de clientes antigos, usando da justificativa de que eles sempre pagam, sem realizar uma consulta nova de crédito;

  • Confiar apenas na avaliação de um agente financeiro, por exemplo em casos onde a Caixa Federal avalia o uso de financiamento imobiliário/FGTS ou consórcios;



Agora, as 5 ferramentas para análise de crédito que você precisa conhecer:


1) Política de Crédito


A política de crédito de uma empresa é um documento em que se pré-define várias regras e procedimentos para oferecer o pagamento a prazo, se tornando uma maneira mais ágil e segura de proceder com a concessão de crédito. Essa política tem como resultado encontrar padrões, por exemplo, as características de um cliente bom pagador, o valor e o prazo máximo para cada requisitante e o que a empresa pode oferecer em várias situações como renegociação e inadimplência.


2) Validação Cadastral


Uma das melhores ferramentas para análise de crédito mais eficiente é a validação cadastral, tal processo de captar e verificar informações deve acontecer nos primeiros contatos com o seu cliente. A realização de um cadastro pode trazer informações muito importantes para a sua análise, além de que, ter uma base com a qual seu sistema possa cruzar vários dados pode acabar acusando informações inválidas, o que evita as temidas fraudes.

3) Verificação por WhatsApp


Quanto mais informações se tem sobre os nossos clientes melhor é, mas é importante ter em mente que esses dados precisam ser de qualidade. Ou seja, além de informações reais precisamos entender se elas realmente estão conectadas às pessoas que as forneceram.

A validação por WhatsApp tem como premissa dar mais segurança para a empresa de que será possível, de fato, localizar o cliente. O que é de suma importância em processos de cobrança.


4) Score de crédito


O score de crédito é uma das ferramentas para análise de crédito mais úteis. Sendo que, ter uma nota na qual a probabilidade de alguém de fato honrar com seus pagamentos é muito prática. Entretanto, é importante entender que a embora a nota seja dada por um birô de crédito confiável, é preciso entender o contexto da situação de cada cliente, levando em conta também que a situação do mercado/economia e da sua empresa em relação ao contexto do CPF e CNPJ que é analisado.


5) Crédito Mix


O crédito mix é um software de análise de crédito que torna o processo mais inteligente e seguro. Com ele, você consegue realizar buscas unitárias para identificar informações, como por exemplo:


  • Propensão de pagamentos;

  • Restrições financeiras;

  • Dados cadastrais;


Além de ser ágil, com o crédito mix você pode estruturar o tipo de pesquisa de acordo com o processo de consulta, e com essa ferramenta de análise de crédito você pode realizar consultas de pessoas físicas e jurídicas.