Buscar
  • Comax

As vantagens de investir em pagamentos digitais



Em um mundo onde o digital se torna cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, os pagamentos digitais estão a caminho de se tornar o padrão.


São as vantagens de investir em pagamentos digitais que atraem os consumidores e empresas para o universo digital, sendo o crescimento do próprio e-commerce uma das provas de que os pagamentos digitais vieram para ficar.


Você sabe o que são os pagamentos digitais?


Toda transação entre cliente e empresa feita 100% de modo online é considerado um pagamento digital. Ou seja, é preciso que ocorra através de plataformas online, aplicativo de dispositivos móveis ou carteira digital.


Pode ocorrer por cartão de crédito, débito em conta ou boleto, o que importa é que a transação seja totalmente feita pela internet, sendo que a principal característica é que não há elementos físicos envolvidos, como por exemplo um cartão ou maquininha.


Através de troca de informações, conectando clientes, empresas, bancos e etc. Independente do modo em que ocorrem as trocas de informações, a lógica se mantém, sendo esta o envio e recebimento de dados criptografados pela internet.


Passo a passo do pagamento digital

Assim que um cliente faz uma compra online e opta por pagamento com cartão de crédito ou débito, por exemplo, o processo ocorre da seguinte maneira:

  • A cliente faz a compra e escolhe pagar parcelado no cartão de crédito no checkout;

  • Loja online se conecta ao adquirente por meio de um gateway de pagamento ou subadquirente;

  • O adquirente faz a conexão com a bandeira do cartão e banco emissor para verificar a disponibilidade de saldo e segurança das informações fornecidas;

  • A bandeira e o banco emissor autorizam ou recusam a transação;

  • O adquirente faz a conexão com a bandeira do cartão e o adquirente executa a liquidação do pagamento, se autorizado;

  • O subadquirente ou gateway processa o pagamento e confirma a operação;

  • O adquirente ou subadquirente repassa o dinheiro da venda para o lojista no prazo acordado para transações no crédito parcelado

  • A loja informa ao cliente que o pagamento foi confirmado e dá um prazo de entrega;

Lembrando que os protocolos de troca de informação são criptografados e as soluções de pagamento online contam com sistemas antifraude para garantir a segurança das transações.


Quais são as vantagens de investir em pagamentos digitais?


Já entendemos o que são os pagamentos digitais, mas quais são as vantagens de investir em pagamentos digitais?

  1. Uma das principais vantagens de investir em pagamentos digitais é a agilidade, isto é, a rapidez da transação que é concluída na maioria das vezes em questões de segundos. Tendo como exceção as transações que são acusadas de fraude, ausência de saldo, falta de limite, entre outros problemas mas ainda assim, a rapidez ganha é impecável;

  2. Para os clientes, poder pagar pela internet é uma das maiores vantagens em pagamentos digitais pois assim sendo, não terão que se deslocar para adquirir algo, pagar mensalidades ou quitar dívidas, por exemplo. Para as empresas, é uma solução para receber pagamentos mais rapidamente;

  3. Ainda é normal que muitas pessoas tenham medo de efetuar pagamentos online, porém a boa notícia é que eles estão cada vez mais seguros. Além de que, atualmente é muito mais seguro utilizar os meios digitais, que possuem vários mecanismos de autenticação, do que andar com grandes quantias de dinheiros e cartões físicos.

  4. Outra das vantagens de investir em pagamentos digitais é a eficiência nos processos de cobrança, investindo nessas possibilidades é sinônimo de otimização de tempo da sua equipe de vendas e caixa, já que por exemplo, o tempo gasto com um pagamento via PIX é muito menos que receber dinheiro físico.


Leia também: Soluções digitais para cobranças