Buscar
  • Comax

Automação dos processos de cobrança: 5 benefícios



Automatizar processos de cobranças permite montar equipes enxutas e produzir mais em menos tempo. Essa é a realidade que muitas empresas estão se adaptando com a chegada dos adventos tecnológicos.


O mundo corporativo vivenciou uma revolução expressiva, sobretudo em relação aos processos organizacionais, motivo que praticamente tirou de cena os métodos obsoletos.


Nesse sentido, o setor de cobranças é o que mais vem sentindo os efeitos das mudanças tecnológicas.


E esses são só alguns dos benefícios da automação de processos de cobrança. Confira abaixo mais 5 benefícios:


Processos mais simplificados


Imagine emitir centenas de boletos manualmente. Complexo não? Gera um processo que toma muito tempo, além, é claro, de demandar um grande número de funcionários.


Ao automatizar cobranças a empresa consegue, em poucos cliques, que o boleto ou a cobrança chegue até o cliente de forma ágil e fácil. Além disso, muitos softwares enviam lembretes de pagamentos para os clientes via email e notificações programadas — o que é uma grande vantagem.


Leia também: Cobrança Digital


Análise da carteira de clientes

Uma das principais vantagens da automatização dos processos de cobrança é analisar com mais agilidade e detalhamento a carteira de clientes. Uma ótima forma de fazer isso é por meio da segmentação desse público.


Com esse tipo de solução, é possível ter acesso a muitas informações relevantes como o histórico do cliente, sua frequência de pagamentos, o método como ele costuma pagar pelas suas aquisições, os atrasos de pagamento ocorridos, etc. Isso ajuda a determinar o risco total fornecido por um cliente.


Análise do perfil de devedores


Um complemento do tópico anterior, ainda é possível segmentar os clientes pelo tipo de pagamento que costumam fazer, agrupando-os de acordo com as suas similaridades.


É possível correlacionar os hábitos de pagamentos com a incidência de inadimplência, buscando padrões que geram uma certa previsibilidade de quem são os principais devedores.


Isso ajuda a sua empresa a se proteger e a criar estratégias que minimizem a inadimplência.


Integração de dados


Com a automação, é possível ter acesso a diversas fontes de dados (internos, mercado e de parceiros) em uma única plataforma. Dessa forma, as empresas ganham maior agilidade no processo de validação das informações de sua carteira de clientes.


Maior controle financeiro


Controlar as finanças pode ser uma tarefa difícil. Afinal, são centenas de recebimentos e pagamentos, fornecedores, clientes e uma série de outras movimentações financeiras. Quaisquer informações incorretas ou imprecisas podem levar a enormes problemas e comprometer a saúde financeira do negócio.


Com sistemas de gestão de cobranças, é possível emitir relatórios e acompanhar todo o processo de perto. Além disso, cálculos são realizados automaticamente, o que reduz a possibilidade de erros manuais.


Um sistema automatizado permite um controle mais acertado do fluxo de caixa, dos prazos de pagamento e das contas a receber e a pagar. Todos os dados e funções passam a trabalhar no automático e podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso ter apenas um dispositivo conectado à internet.


Ao aderir à automação dos processos, o gestor elimina de vez planilhas de Excel e qualquer tipo de controle manual.