• Comax

Cobrança Digital: Por que ela é importante?

A cobrança digital é um novo método de cobrança. Com a crescente tecnológica, os meios e processos podem e devem ser otimizados para se adequarem ao mundo digital. Mas afinal, o que é Cobrança Digital?


Cobrança digital e por que ela é importante?

O Que é a Cobrança Digital?


Sabe quando você recebe avisos de boletos e faturas por e-mail ou sms, por exemplo? Então, isso é chamado de cobrança digital. Através de plataformas variadas, as empresas utilizam os meios digitais para facilitar o contato e o pagamento com o cliente inadimplente.


Essas plataformas digitais podem ser terceirizadas ou da própria empresa e funcionam, geralmente, em aplicativos para smartphones. Os resultados obtidos através da cobrança digital são mais concretos e assertivos do que a cobrança tradicional, feita pelo telefone. Isso porque:

  • As pessoas estão mais conectadas com seus aparelhos celulares;

  • As ferramentas digitais agilizam o processo de cobrança e pagamentos. Atividades antes feitas manualmente, são efetivadas com mais rapidez através do banco de dados da empresa;

  • É mais cômodo por evitar o deslocamento até agências bancárias ou caixas eletrônicos;

  • Com os aplicativos, é possível atualizar com mais frequência às informações para o banco de dados e ajudar a empresa a criar melhores estratégias e abordagens de cobrança;

  • A ferramenta permite o contato direto da empresa com o cliente, enviando lembretes automáticos de pagamento, e assim as probabilidades de atraso ou esquecimento diminuem;

  • O processo com contato direto e mais impessoal com o cliente, evita exposições constrangedoras, que por vezes afasta o cliente da empresa;

Além desses benefícios, podemos citar o baixo custo que esse processo automatizado dá para as empresas. A cobrança tradicional, feita pelo telefone, é pode ser menos efetiva, assertiva, prática e mais cara de se manter e realizar.


Por isso, a cobrança digital traz economia em gastos operacionais. O envio de e-mails ou sms também é dinâmico e orgânico.


Instalar a cobrança digital na sua empresa traz mudanças significativas através da modernização para o empreendimento do negócio. Estes são alguns dos pontos beneficiados com a tecnologia.


Automatização dos processos de cobrança


A cobrança não deve ser a principal atividade do negócio da empresa. Sobretudo, os recursos devem ser direcionados para os produtos e serviços que geram lucro.

A cobrança digital é uma maneira de lidar com os clientes inadimplentes sem que a empresa perca o foco principal. Por isso, é comum este serviço ser prestado por empresas terceirizadas que automatizam o processo de cobrança digital.


Conheça a Comax, somos uma empresa de soluções integradas de contas a receber, com 30 anos no mercado. Conciliamos a tradição e expertise, com processos de alta performance, o que nos garante altos índices de recebimento.


Leia também: Como reduzir os custos no setor de cobranças?


Nos siga nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Rua São Bento, 365, São Paulo, SP 01011-100

comax@comax.com.br

Tel: (11) 5087-1800

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn