Buscar
  • Comax

Cobrança mais estratégica: Como enriquecer sua base de dados para cobranças



Possuir uma base de dados para cobranças de qualidade é vital para a construção e efetividade da régua de cobrança do seu negócio. Afinal, é com esses dados que suas ações irão se basear, em busca de melhores resultados.


As empresas sempre possuem um banco de dados dos seus clientes para a realização das cobranças, ainda assim, é necessário analisar se tais dados são suficientes e se há uma alta taxa de confiabilidade para com a maneira em que foram captados e tratados.


Como enriquecer a base de dados para cobranças, de maneira eficaz?


Para alcançar a tão buscada base de dados ideal para cobranças, é preciso aprimorar as estratégias de captação e tratamento dos dados recolhidos. É preciso garantir que, desde o primeiro passo, sendo esse o registro dos dados, eles estejam corretos.


Agora, caso a base de dados já tenha sido construída a certo tempo, o ideal é garantir um relacionamento com um profissional que tenha a agilidade e capacidade de oferecer soluções a possíveis problemas e acima de tudo, a elaborar ideias que complementam a base de dados para cobranças.


Fique atento às tendências e tecnologias


Conhecer as novidades e auxílios que as tecnologias nos oferecem é fundamental. Sendo então, um ponto que pode ajudar não apenas no enriquecimento da base de dados, mas também na gestão da mesma.

Então, a conversa com os parceiros se torna mais importante ainda, além de pesquisar quais são as soluções que podem ser feitas e compreender quais seriam as mais vantajosas e que encaixam nas necessidades da sua operação de cobrança.


Cuide dos dados desde a entrada


Uma boa base de dados para cobranças deve ser elaborada desde os primeiros passos, isto é, a entrada dos dados deve ser extremamente bem cuidada, podendo assim evitar futuras dores de cabeças bem inconvenientes.


Um ponto que é fundamental para a qualidade interna da base de dados para cobranças é já, desde o início, contar com soluções e processos padronizados. Soluções de validação de dados que existem de maneira automatizada, corrigindo dados confusos e até mesmo complementando informações.


Quais os benefícios do enriquecimento do banco de dados para cobranças?


O enriquecimento do banco de dados serve para minimizar perdas e aumentar as chances de vendas, sendo que:


  • A criação de um banco de dados que corresponde à realidade, permite que sua empresa faça as ações com mais agilidade.


  • A equipe do setor de cobranças pode então, desenvolver as ações necessárias de recuperação dos valores comprometidos pela inadimplência.


  • Com os contatos sendo mais efetivos, a recuperação de valores se torna maior, o que por sua vez, evita grandes perdas para a empresa.


  • Quando as informações possuídas são suficientes para segmentar seu público, a chance de promover ofertas com mais taxas de aceitação se tornam igualmente maiores.


Dicas para aperfeiçoar sua base de dados


Em primeiro lugar é preciso conhecer seu consumidor, é preciso prestar atenção no comportamento dele ao interagir com seu negócio. Se perguntar oque ele compra, quando ele compra e por que ele compra e com essa pesquisa sua base de dados para cobrança vai ser cada vez mais completa.


Em segundo lugar, a comunicação é um dos fatores mais importantes, saiba desenvolver uma boa comunicação e linguagem. Dê atenção para campanhas de comunicação, que sejam diretas aos clientes.