Buscar
  • Comax

Cobrança por assessoria jurídica: Como funciona?


Cobrança por Assessoria Jurídica
Cobrança por Assessoria Jurídica

As assessorias de cobrança são empresas que trabalham com a intermediação entre devedores e credores. Elas podem atuar em cobranças extrajudiciais e em cobranças judiciais, desde que tenham um advogado na equipe.


A escolha de uma assessoria jurídica de cobrança é a opção mais segura e eficaz para conseguir retornar os valores inadimplidos. Além de contar com toda expertise de um escritório de advocacia e de possuir profissionais especializados em negociação, a assessoria jurídica ajuda o cliente a estabelecer uma régua de cobrança para reduzir a inadimplência.


Como funciona uma assessoria jurídica de cobrança?


A base de trabalho para as assessorias jurídicas de cobrança são as chamadas carteiras de cobrança. Elas são enviadas pelas empresas contratantes e são, basicamente, uma base com os dados dos devedores que devem ser cobrados.


Na carteira de cobrança estão registrados dados pessoais e também os dados relacionados à dívida como, por exemplo, o tempo de atraso e valor inicial.


O primeiro passo antes de começar a tentar regularizar dívidas, é o planejamento estratégico. É ele que vai determinar quais são as primeiras formas de contato, e qual a melhor abordagem, por telefone, SMS, e-mail e carta.





O papel de uma assessoria jurídica é evitar ao máximo que a cobrança chegue ao nível de uma ação judicial. Mas nem sempre isso é possível. Em casos como estes, a presença de um advogado desde o início, faz com que a transição entre a negociação extrajudicial e a ação judicial seja mais simples.


Nos processos judiciais a representação de um advogado é obrigatória. Portanto, a sua presença facilita na condução do caso, em situações em que as negociações não cheguem ao melhor resultado. A Comax, por exemplo, tem 30 anos de experiência em soluções em cobranças. Entre em contato.


Quais motivos levariam a terceirização dos serviços de cobrança?


  • Dificuldade em realizar uma cobrança interna efetiva;


  • Falta de pessoas para realizar a cobrança e demais tarefas;


  • Ausência de recursos tecnológicos.


Uma assessoria de cobrança terceirizada também atua nas etapas de prevenção e de recuperação de créditos em atraso para credores.





Leia também: Como evitar inadimplência de clientes em tempos de crise?




Ficou alguma dúvida? Entre em contato!


Nossas rede sociais:

Facebook

Instagram