Buscar
  • Comax

Cobrança por Carta



O que é uma carta de cobrança?


Uma carta de cobrança nada mais é do que uma das ferramentas mais utilizadas na gestão de inadimplentes. Por meio dela, um credor solicita a um devedor que efetue o pagamento da dívida vencida, dando a oportunidade do inadimplente entrar em contato com a empresa para realizar uma negociação.


A Carta de Cobrança é uma das formas mais eficazes de notificar os inadimplentes sobre as dívidas, buscar acordos e até mesmo informar sobre o ajuizamento dos valores em questão.


Se você está se perguntando qual a eficiência da carta de cobrança e como utilizá-la, continue lendo o artigo:


Planejamento estratégico de cobrança


Cobrar um cliente nem sempre se resume a colocar o seu setor comercial em contato com o devedor, pois isso pode gerar atraso no fluxo de vendas da empresa e comprometer a receita final.


A carta de cobrança é uma das ferramentas que podem auxiliar na recuperação de débitos vencidos. Porém, a escolha dessa forma de comunicação sem um planejamento das demais ações tornará seu efeito muito menor do que o esperado.


Por isso, é muito importante trabalhar na criação de passos para que a cobrança seja feita corretamente desde o primeiro telefonema.


Leia também: O que é uma régua de cobrança?


O custo da carta de cobrança é bem maior do que um SMS ou e-mail, pensando sob o critério financeiro, não é um meio para utilizar antes de tentar cobrar o devedor através de meios mais baratos.


Nesse sentido, quando o devedor recebe a carta de cobrança, ele já deve saber a origem e outras informações de sua dívida, bem como conhecer as opções disponíveis para quitá-la.


Quando enviar uma carta de cobrança?


A carta de cobrança é uma solução eficaz, uma vez que ela pode ser um documento em que informe ao devedor, de forma amigável e sincera, que há uma possibilidade que ele quite aquela dívida de uma forma que seja benéfica para ambas as partes.


Ainda mais importante, na carta constará a situação da conta, se a dívida será protestada ou encaminhada para o setor jurídico da empresa e todas as outras informações necessárias.