Como fazer o controle das contas a pagar e receber?

Fazer a gestão financeira eficiente de um negócio é uma tarefa que exige alguns cuidados, principalmente no controle de contas a pagar e a receber.

Aqui neste texto explicamos as diferenças que você precisa saber entre eles.

O sucesso de uma empresa pode ser medido de diversas maneiras, seja pelo número de clientes ou pela qualidade de seus produtos e serviços.

No entanto, a saúde de qualquer grande negócio e sua permanência no mercado depende de um único fator: o lucro. Por este motivo é tão importante saber organizar as contas a pagar e receber.

Registre todas as movimentações da empresa

O controle mensal de contas a receber é uma ferramenta fundamental para registrar previsões de recebimento de suas vendas a prazos. Sua utilização é importante para verificar o volume de recursos que deverão entrar no caixa da empresa nos próximos dias, semanas e meses.

Não há gasto ou recebimento tão pequeno que não mereça ser registrado. Um controle realmente eficiente das contas começa pelo registro de tudo que entra e sai do caixa. É esse controle que serve de alicerce a várias outras informações, como:

  • Controle de estoque;
  • Custos por setor;
  • Produtos e serviços mais vendidos;
  • Fluxo de caixa,
  • Ciclo operacional e financeiro.

Além de serem informações essenciais para a elaboração de estratégias de comercialização da sua empresa.

Cobre os clientes inadimplentes

A gestão de contas a receber é um dos setores mais delicados de uma empresa. O atraso no pagamento dos compromissos pelos seus clientes acaba impactando o cumprimento das suas próprias obrigações junto aos fornecedores.

Cobrança pode ser tarefa difícil, visto que precisa ser persistente e ao mesmo tempo, feita na medida. Caso você não tenha uma equipe especializada de cobranças, pode optar por contratar uma empresa terceirizada.

Aqui explicamos os diversos aspectos da terceirização e quando sua empresa se encaixa neste modelo.

Estimule o pagamento antecipado

Uma excelente estratégia para evitar a inadimplência e garantir um bom fluxo de entradas na sua empresa é estimular o pagamento à vista. A ideia é oferecer algum tipo de recompensa para o seu cliente que paga a conta em dia, ou melhor, adiantado.

Essa gratificação pode ser feita de diversas maneiras, como descontos, cupons, pontos acumulados em um programa de fidelidade, entre outros.

Gerencie o seu estoque

Um bom controle de estoque preza pela liberação das mercadorias por ordem de compra. Isso serve tanto para evitar problemas de obsolescência e perda da validade, quanto para dirimir as falhas no controle de contas a pagar e receber.

Sem o registro da data e do valor exato da compra, você não saberá exatamente a margem de lucro obtida com a venda de cada item, tampouco seu ciclo operacional.

Lembre-se também de que os custos com armazenagem podem pesar sobre sua empresa.

Imagem: divulgação