Buscar
  • Comax

Como fazer o controle das contas a pagar e receber?




Fazer a gestão financeira eficiente de um negócio é uma tarefa que exige alguns cuidados, principalmente, no controle de contas a pagar e a receber. Aqui neste texto explicamos as diferenças que você precisa saber entre eles.


O sucesso de uma empresa pode ser medido de diversas maneiras, seja pelo número de clientes ou pela qualidade de seus produtos e serviços. No entanto, a saúde de qualquer grande negócio e sua permanência no mercado depende de um único fator: o lucro. Por este motivo é tão importante saber organizar as contas a pagar e receber.


Registre todas as movimentações da empresa


O controle mensal de contas a receber é uma ferramenta fundamental para registrar previsões de recebimento de suas vendas a prazos. Sua utilização é importante para verificar o volume de recursos que deverão entrar no caixa da empresa nos próximos dias, semanas e meses.


Não há gasto ou recebimento tão pequeno que não mereça ser registrado. Um controle realmente eficiente das contas começa pelo registro de tudo que entra e sai do caixa. É esse controle que serve de alicerce a várias outras informações, como:


  • Controle de estoque;

  • Custos por setor;

  • Produtos e serviços mais vendidos;

  • Fluxo de caixa,

  • Ciclo operacional e financeiro.


Além de serem informações essenciais para a elaboração de estratégias de comercialização da sua empresa.



Cobre os clientes inadimplentes

A gestão de contas a receber é um dos setores mais delicados de uma empresa. O atraso no pagamento dos compromissos pelos seus clientes acaba impactando o cumprimento das suas próprias obrigações junto aos fornecedores.


Cobrança pode ser tarefa difícil, visto que precisa ser persistente e ao mesmo tempo, feita na medida. Caso você não tenha uma equipe especializada de cobranças, pode optar por contratar uma empresa terceirizada.


Aqui explicamos os diversos aspectos da terceirização e quando sua empresa se encaixa neste modelo.


Estimule o pagamento antecipado


Uma excelente estratégia para evitar a inadimplência e garantir um bom fluxo de entradas na sua empresa é estimular o pagamento à vista.


A ideia é oferecer algum tipo de recompensa para o seu cliente que paga a conta em dia, ou melhor, adiantado. Essa gratificação pode ser feita de diversas maneiras, como descontos, cupons, pontos acumulados em um programa de fidelidade, entre outros.


Gerencie o seu estoque


Um bom controle de estoque preza pela liberação das mercadorias por ordem de compra. Isso serve tanto para evitar problemas de obsolescência e perda da validade quanto para dirimir as falhas no controle de contas a pagar e receber.


Sem o registro da data e do valor exato da compra, você não saberá exatamente a margem de lucro obtida com a venda de cada item, tampouco seu ciclo operacional. Lembre-se também de que os custos com armazenagem podem pesar sobre sua empresa.