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Como fazer um plano de ação para uma cobrança eficaz


Como fazer um plano de ação para uma cobrança eficaz

Um plano de ação de cobrança é todo o procedimento que vem após o planejamento. O planejamento é a etapa que visa minimizar os riscos, no entanto, por diversos fatores, a inadimplência pode ser inevitável e toda empresa está sujeita a passar por isso.


Por esse motivo existe o plano de ação de cobrança, que coloca em prática métodos de controle de inadimplência. Nele são acordados ações, métodos que incentivem ao pagamento das dívidas, por meio de negociações ou até mesmo no cuidado com o relacionamento do cliente.


Continue lendo e aprenda como fazer um plano de ação para uma cobrança eficaz.



Ofereça várias formas de pagamento


Ter várias formas de pagamento pode garantir uma facilidade na realização de uma negociação, ao tentar se encaixar ao cenário de cada cliente. Afinal, nem sempre é possível ter o dinheiro para arcar com o pagamento no momento da compra.


Contando com múltiplas opções, o gestor garante que o cliente escolherá o melhor método para quitar a compra, sem entrar em inadimplência.



Realize cobranças pré-vencimento


A ação de cobrança no pré-vencimento, ou cobrança preventiva como é chamada, nada mais é do que um contato que tem como objetivo identificar um problema antes da data de vencimento do débito.


Durante o contato, que pode ser por telefone ou e-mail, você não deverá cobrar, e sim informar ao cliente a data de vencimento e confirmar o recebimento do boleto de cobrança. Dessa forma, é possível verificar se há intenção do pagamento e caso não houver, qual o motivo.


Ao encontrar o motivo, você deve estar disposto a encontrar uma solução, como aumentar o prazo por exemplo. Isso demonstra uma preocupação e com certeza fortalecerá o relacionamento com o cliente.


Automatize processos de cobrança


A tecnologia é uma aliada indispensável. Imagine o gasto financeiro para armazenar e consultar informações de cada cliente e o tempo gasto com esse controle? Em razão disso, a automatização de processos é um investimento que traz diversos benefícios como agilizar os processos e economizar na hora de gerir os inadimplentes.


Utilizar softwares para ter essas informações em um só lugar pode agilizar todos os processos de planejamento e ações, pois com as informações na mão você consegue elaborar estratégias que se encaixem em cada perfil de cliente e ter uma ação de cobrança mais eficaz.


Está na hora de colocar os planos em prática!


Leia também: Como Escolher uma Empresa Terceirizada de Cobrança?


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