Buscar
  • Comax

Contas a receber: 5 dicas para sua empresa



O planejamento e controle de contas a receber são de suma importância para uma boa organização financeira e assim melhorar os resultados da sua empresa. Dessa forma é possível fazer uma projeção de futuros valores que irão reforçar o seu orçamento empresarial, além de poder analisar a possibilidade de realizar novos investimentos ou aumentar a folha de pagamento, dentre outras ações estratégicas.


O contas a receber abrange emissão de notas fiscais, controle do que se tem a receber, inadimplência, negociações, entre outros. No dia a dia, as situações podem se repetir com clientes diferentes, por isso esteja atento para trazer as respostas rapidamente, mostrando agilidade e eficiência.


Outros benefícios do controle de contas a receber são:


  • Melhora a gestão dos pagamentos;

  • Indica os bons e maus pagadores;

  • Auxilia na visualização da necessidade de caixa para os próximos meses;

  • Atualiza o fluxo de caixa;

  • Antecipa momentos de crise financeira;

  • Agiliza as cobranças administrativas e judiciais.



Quer saber como melhorar seu controle de contas a receber? Acompanhe as próximas dicas:


Crie ações preventivas para contas a receber


Ao entrar um cliente novo, identifique se há alguma exigência para o pagamento, como por exemplo o recebimento da NF com antecedência de alguns dias. Esse detalhe ajuda que mês a mês seja programado o envio, além de ajudar a reduzir a inadimplência.


A cobrança, quando o prazo está vencido, é necessária, mas às vezes basta uma lembrança próxima ao dia do vencimento da conta. Afinal, alguns clientes simplesmente esquecem de pagar, seja por desatenção ou falta de organização. Por isso, busque ferramentas que automatizam envios de e-mail/mensagem avisando o vencimento, valor, número de parcelas.


Ofereça mais de uma forma de recebimento


Ter mais opções torna mais fácil o recebimento com o cliente e também em uma possível negociação de dívida. Geralmente o boleto é a forma padrão, porém receber via cartão de crédito é bem interessante para o controle e garantia de recebimento.


Ofereça vantagens para pagamento antecipado


O melhor para sua empresa é receber o pagamento de forma antecipada. Mas para que um cliente pague mais cedo, ele precisa receber algo em troca. Por isso, ofereça vantagens para os clientes que pagarem em dia e ou para os que pagarem antecipadamente.


Ofereça descontos em seus produtos, vantagens em outras ações realizadas pela sua empresa, descontos em empresas parceiras, dentre outras situações.


Invista na recuperação de créditos inadimplentes.


A inadimplência é uma realidade em qualquer tipo de negócio, e para reduzi-las existem diferentes ações para realizar nesse processo. Uma boa estratégia é calcular o índice médio de inadimplência.


A primeira utilidade desta prática é poder fazer a projeção de fluxo de caixa com mais precisão, sem superestimar as contas a receber. Além disso, se você detectar um índice muito alto, sabe que precisará rever sua política de cobrança.


No entanto, cobrar dívidas de clientes é uma das tarefas mais delicadas da administração de um negócio. Afinal, qualquer erro pode significar um desgaste na relação ou até o fim de um contrato. Por isso, uma das opções é a contratação de uma empresa terceirizada de cobranças.


A grande vantagem da contratação de uma empresa terceirizada é que eles já possuem experiência e tecnologia que permitem altos índices de recebimento.


Leia também: 6 Dicas de como evitar inadimplência de clientes em tempos de crise?