Buscar
  • Comax

Fechamento anual: o que você precisa saber sobre o assunto?




O fechamento anual é um processo que toda empresa passa, mas deve ser feito da forma correta. Além de ser obrigatório por lei, ajuda a analisar a situação e saúde financeira do seu estabelecimento.


Todo final de ano é de suma importância a realização do fechamento anual, que também pode ser chamado de fechamento contábil. É importante que o fechamento contábil seja bem feito para perceber os lucros e os resultados alcançados ao decorrer do ano. Afinal, são essas informações que tornam possível um planejamento para o próximo ano.


O que é um fechamento anual?


O fechamento anual ou contábil é algo que todo lojista precisa fazer, todos os anos, com seu contador ou escritório de contabilidade. É mencionado na lei 6.404/76, Art. 177, onde deixa claro sua importância e a atenção que precisa ser direcionada a tal ato, sendo que esse tipo de atividade requer tempo, paciência e acima de tudo conhecer a empresa.


Com o fechamento anual, o lojista possui meios de apresentar as informações necessárias para a Receita Federal e tem dados confiáveis e precisos sobre quais são os resultados do seu negócio. Tendo como então, planejar o que será feito no ano seguinte e o que se deseja alcançar.


Continue lendo para conferir detalhes do que você precisa saber para fazer o fechamento anual da sua empresa.


Qual a diferença entre um fechamento anual e um mensal?


Ainda que possuam nomes e algumas características parecidas, são totalmente diferentes. O fechamento mensal dá ao empresário um parecer a curto prazo dos lucros e serviços da empresa, o que ajuda a identificar as necessidades e determinar estratégias para o crescimento da mesma.


Para que isso ocorra da maneira correta, é necessário que você faça o fechamento de caixa mensal separando extratos, notas fiscais e realizando um controle total do estoque.


Já o fechamento anual é um balanço de absolutamente todas as movimentações financeiras, que possui o objetivo de mostrar como o negócio está no presente e o que precisa ser planejado para os próximos meses.

O que é preciso para fazer um fechamento anual?

Um passo que pode te ajudar é entender que, o fechamento anual pode ser muito mais simples se os fechamentos mensais forem feitos com qualidade. Sendo que, as informações serão mais exatas e tanto você quanto o seu contador irão ter muito tempo economizado.

Alguns demonstrativos devem ser apresentados para o contador para que o fechamento anual seja feito, os principais são:

  • Fechamentos mensais;

  • Informações sobre Imposto de renda;

  • Balanço Patrimonial;

  • Fluxos de caixa;


Possui dúvidas sobre como cobrar clientes? Entre em contato conosco!

(11) 5087-1800