• Comax

Gestão Financeira: Como inserir na Cultura da Empresa?


Gestão Financeira: Como inserir na Cultura da Empresa?

Uma boa gestão financeira é importante para ter vantagem competitiva e um controle de recursos eficientes para a sua empresa e ainda mais importante em tempos de crise.

Segundo a pesquisa do Sebrae “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos”, 39% dos empreendedores de empresas que fecharam não sabiam qual era o Capital de Giro necessário para abrir os seus negócios.

Além disso, 50% não estipularam o montante do Lucro pretendido e 42% não calcularam a quantidade de vendas necessárias para cobrir custos da empresa e gerar o lucro pretendido. Por fim, 35% não faziam gestão do caixa.

A gestão financeira deve deixar de ser apenas um processo para se tornar parte da cultura da organização, e assim estabelecer uma boa disciplina financeira e de fluxo de caixa em momentos favoráveis e em épocas mais difíceis.

Dar ênfase na organização financeira possibilita que a sua empresa fortaleça o seu Balanço Patrimonial (direitos e obrigações) e se torne capaz de otimizar a estabilidade econômica e a proporcionar a uma maior lucratividade e rentabilidade.

São momentos como o atual, de diminuição do consumo, queda nas vendas e insegurança do mercado de trabalho, podendo ainda se estender por alguns meses em função da Pandemia, que necessitamos de uma gestão financeira eficiente para nos fornecer uma “previsão” do futuro, pois será determinante para o sucesso ou fracasso do negócio.

Essa previsão é fruto de um controle financeiro eficiente e do planejamento orçamentário. Afinal, para projetar cenários é preciso ter segurança nos dados e saber qual o objetivo do negócio. Dessa forma, a empresa tem conhecimento de gastos e custos futuros, podendo tomar decisões e montar planos de ações com mais segurança.

A possibilidade do planejamento de ações futuras também é uma vantagem importante. Com dados em mãos projetados para os meses seguintes, o gestor pode planejar ações de correção de curso, seja contratando mais pessoas, seja diminuindo custos com uma possível terceirização de parte de sua estrutura.

Compreender a performance do negócio para os meses seguintes é também uma enorme vantagem para saber o momento ideal de investimento. 

Seguem agora 4 passos básicos para gestores e administradores fazerem:

Levantamento e Previsão de Despesas

Avaliar custos e despesas é sempre a primeira ação a ser realizada.

Com base nos dados obtidos, deve-se planejar os próximos meses, preferencialmente até o final do ano. Como não sabemos a extensão da crise provocada pelo Coronavírus, projetar 6 meses é antecipar de forma segura.

Definir Prioridades e Prazos

É o momento de definir quais são as prioridades. O que pode ser cortado e o que precisa ser mantido? Onde reduzir sem prejudicar o andamento dos negócios? Ações corretivas são necessárias para que a empresa se mantenha.

Contrair novas dívidas, por impulso, não é seguro, a não ser que seja um investimento bem planejado.

Onde houver possibilidade de negociação, negocie. Procure suas instituições financeiras para renegociar dívidas, sempre de acordo com suas possibilidades financeiras mensais. Evite ao máximo novas despesas.

Estratégias para Aumentar Faturamento

Produto parado em estoque? É hora da promoção. E não fique parado somente nos descontos, é preciso criatividade e jogo de cintura. Repense seu negócio utilizando serviços de entrega para manter o nível de compra, migre para o meio digital, estude como a concorrência está fazendo para sobreviver e também proponha parceria com seus concorrentes. Diversificar formas de pagamento é muito importante para novas possibilidades de negócio.

Gestão do Fluxo de Caixa

O equilíbrio do fluxo de caixa só é possível através do controle total de despesas e entradas. Para empresas que comercializam seus produtos e serviços fazendo parcelamento, é preciso cuidar o descasamento no fluxo de caixa. Descasamento é quando os gastos acontecem em prazos menores do que o recebimento de montantes referentes a vendas a prazo.

Lembre-se, algumas ações importantes só podem ser realizadas com um fluxo de caixa estável, do contrário os danos podem ser irreversíveis.



47 visualizações

Rua São Bento, 365, São Paulo, SP 01011-100

comax@comax.com.br

Tel: (11) 5087-1800

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn