Buscar
  • Comax

Home Office: Como manter sua equipe motivada?



As empresas que nunca adotaram o modelo de trabalho de Home Office foram obrigadas a se adaptar ao trabalho remoto devido à pandemia do coronavírus. Essa transição trouxe novas perspectivas para muitas empresas que não pensavam que esse modelo de trabalho seria o ideal.


Entre alguns dos benefícios que o home office trouxe para as empresas e trabalhadores estão a diminuição de custos, aumento da qualidade de vida, diminuição de estresse e até diminuição dos impactos sociais e ambientais.


Um levantamento feito pela Owl Labs em 2019 mostrou que 71% dos entrevistados afirmaram estar felizes com seus empregos e com o modelo de trabalho que seguiam.


Mas, como nem tudo são flores, trabalhar em Home Office também tem suas dificuldades. Uma pesquisa da Harvard Business Review com 20 mil trabalhadores de 50 empresas de todo o mundo revelou que colaboradores em home office ficam menos motivados do que quando estão no escritório.


E quando o home office não é voluntário, como durante a pandemia do novo coronavírus, a motivação é menor ainda.


Então como manter a motivação da sua equipe em Home Office? É o que este artigo irá te ajudar hoje, continue lendo:


Integre os colaboradores aos propósitos da organização


A missão, visão e valores vão determinar a cultura organizacional e também o ambiente que se deseja construir, quando isso está alinhado aos interesses dos colaboradores, significa que a organização e seus funcionários estão caminhando para o mesmo lugar.



Além disso, um profissional se sente mais engajado quando conhece os valores e objetivos da empresa em que atua e sente que ela é fortemente comprometida com eles. Por isso, crie uma conexão com a equipe, mostrando qual papel de cada um dentro do ambiente e como ele pode contribuir com os resultados.


Lembre-se: no ambiente empresarial, a importância está relacionada com o valor. Oferecê-la é demonstrar que aquele indivíduo é considerado e o que ele faz tem um impacto. Um funcionário que não se sente valorizado não se sente motivado.


Comunicação clara e transparente


Em um ambiente remoto os gestores são os principais pontos de contato dos times e até mesmo com outras áreas. Por isso, é importante garantir um fluxo de informações constante, de forma clara. Quando a equipe enxerga esse esforço do gestor em estar presente e se comunicar bem, a confiança aumenta.


Utilize ferramentas digitais para aproximar equipes, gerenciar tarefas e realizar reuniões, e assim, viabilizar a convivência. Conheça algumas:



Isso pode significar trabalhar uma rotina com os liderados, personalizada de acordo com a dinâmica familiar deles. Pode ser o estabelecimento de horários e de prazos flexíveis, mas ajustados a sprints. Pode adotar alguma metodologia ou ferramenta ágil. Ou a oferta de algum equipamento.


A comunicação precisa ser eficiente, os assuntos internos devem ser tratados de forma clara, é importante que os funcionários saibam o que acontece no negócio. Além disso, eles precisam sentir que são parte da empresa e que também são responsáveis pelas soluções e conquistas.


Dê feedbacks consistentes


Para garantir a motivação pessoal e profissional de cada um e, consequentemente, a produtividade de todos, indique maneiras de buscar melhorias. Identifique características específicas que precisam de qualificações e vulnerabilidades que precisam ser aperfeiçoadas.


Recompensar os funcionários pelo trabalho e adaptabilidade à mudança é fundamental para motivá-los à produtividade. O reconhecimento assume muitas formas diferentes. Uma simples mensagem ou telefonema pode fazer uma grande diferença para que os trabalhadores se sintam valorizados.