• Comax

O que é a Cobrança Amigável e como aplicar na sua empresa



A cobrança amigável é uma estratégia pensada para entender a situação de clientes inadimplentes e obter o máximo de performance em uma recuperação de crédito.


Muito é falado sobre a cobrança amigável por conta do nosso cenário atual. De acordo com o levantamento do Serasa Experian, a inadimplência atingiu 63 milhões de consumidores em 2019 e bateu um recorde histórico.


Em 2020 os números subiram para 63,8 milhões de brasileiros mas, apesar da alta, o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, aponta que a tendência é que a inadimplência se estabilize ao longo de ano.


É uma boa notícia, mas levando em conta que o volume de pessoas com contas em atraso representa 40,8% da população adulta do país, é mais do que necessário se preocupar com o caixa da sua empresa. Continue lendo e saiba como a cobrança amigável vai te ajudar a recuperar créditos inadimplentes.


O que é a cobrança amigável?


Como dito acima, a cobrança amigável é uma forma de entender a situação do seu cliente antes de enchê-lo de ligações, por exemplo.


É entender que existem diversos fatores que podem ocasionar a falta de pagamento. Pode ser por falta de dinheiro, um esquecimento, descontentamento com os serviços ou atendimento, entre outros. É preciso estar disposto a entender o problema, e dessa forma você otimizará os resultado nas ações de cobrança.


O principal objetivo da cobrança amigável, além de resgatar o crédito inadimplente é aumentar o bom relacionamento com o cliente e manter seu poder de compra. Por isso é fundamental estar disposto a negociar.


Ás vezes, tudo o que o cliente precisa pode ser um prazo maior, um desconto ou parcelamento. Entender sua situação e demonstrar estar disposto a ajudar vai incentivar o consumidor a regularizar sua situação. Então qual é a forma correta de aplicar a cobrança amigável? Continue lendo:


Como aplicar a cobrança amigável na sua empresa?


Após decidir qual a melhor forma de cobrar um cliente, você não deve levar em conta somente a probabilidade do compromisso ser quitado. Também é preciso se preocupar em se comunicar com o devedor de maneira respeitosa.


Conheça sua clientela


Conhecer o perfil dos seus clientes é fundamental. Tenha uma abordagem amigável e empática antes de levar a pendência para o âmbito jurídico. Um cobrança dura, dependendo da situação, pode caracterizar-se como coação ou constrangimento, e dessa forma infringir a LEI da Defesa do Código do Consumidor.


Além disso, pode causar grandes danos na imagem da sua empresa e a perda do cliente e dessa forma, não irá cumprir o objetivo da recuperação de crédito.


No caso de pessoas jurídicas, os pagamentos são feitos através de duplicatas. Nesse tipo de situação, o próprio banco que emite as duplicatas costuma fazer o protesto automático desses títulos.


Para evitar esse transtorno, aprenda como fazer uma cobrança por telefone.


A tecnologia deve ser uma aliada


A tecnologia é um dos melhores métodos para se usar ao seu favor na hora de cobrar. No ato do cadastro é importante ter ferramentas de contato e então para cada cliente definir a melhor forma de acordo com suas preferências: pode ser por sms, email, whatsapp ou telefone.


Para SMS existem planos de sms ilimitado para você notificar o cliente que a data de pagamento está chegando, por exemplo.


Whatsapp é uma forma mais íntima e instantânea. Mas cuidado para manter uma relação profissional e não inconveniente.


Leia também: Como reduzir os custos no setor de cobranças?


Nos siga nas redes sociais:

Facebook

Instagram


Rua São Bento, 365, São Paulo, SP 01011-100

comax@comax.com.br

Tel: (11) 5087-1800

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn