• Comax

O que é Régua de Cobrança e como isso interfere no seu caixa?


O que é Régua de Cobrança e como isso interfere no seu caixa?

O que é a régua de cobrança?


A Régua de cobrança é o processo essencial para o controle de inadimplência e para manter as finanças da sua empresa em ordem. Esse processo inclui e executa todos os procedimentos e recebimentos de valores devidos estabelecidos na Política de Cobrança, visando sua agilização e simplificação, além da prevenção e o controle de perdas financeiras, e a garantia da qualidade desse sistema.


Régua de cobrança: e se o pagamento não foi feito?


Primeiro desenha-se estágios que acontecem nos dias seguintes ao vencimento e quais medidas tomar em cada momento, levando em conta o cenário de cada cliente.


A sua régua pode ser desenhada da seguinte forma:


D = dia do vencimento

D+1 = ação imediata após o vencimento

D+2 até D+90 = ações planejadas no período de 2 dias, 7 dias, um mês, dois e três meses após o vencimento.


Com a régua definida e estágios que podem envolver e-mails, WhatsApp, SMS, ligações, e até incluir o departamento jurídico, o importante é conhecer a estrutura interna do cliente para saber como você deve fazer a cobrança.


Defina medidas que devem ser tomadas pelo time de cobrança e como será feita conforme o prazo decorrido após o vencimento da obrigação. Por exemplo: 2 dias após o vencimento fazer contato via telefone; após 15 dias enviar correspondência ou SMS; passados 30 dias realizar o protesto do título ou inscrição do devedor no cadastro de inadimplentes e encaminhar ao Departamento Jurídico para ajuizar uma ação de cobrança.


Com essa definição, os colaboradores já terão um direcionamento sobre o que deve ser feito nos casos de atraso, sem precisar de uma análise individual para cada questão, otimizando o tempo gasto com esses procedimentos. 


É fundamental para otimizar e melhorar a recuperação dos créditos não honrados que você elabore um Plano de Ação de Cobrança eficiente para sua empresa, com base na Régua de Cobrança preconcebida.


Exemplo de uma Régua de Cobrança:





CONCLUSÃO


A estratégia da Régua de Cobrança funciona e traz resultados positivos, porque traça um caminho para que sua empresa possa seguir. Dessa forma, você organiza e executa formas personalizadas de cobrar um ou um grupo de clientes, entendendo sua realidade e trabalhando para não prejudicar no relacionamento com o mesmo e não gerar um prejuízo.


Manter um plano de ação em concordância com a Régua de Cobrança, torna-se extremamente eficiente. Afinal, o tempo é essencial e a estratégia necessária para reduzir a inadimplência da sua empresa e garantir um bom controle financeiro.


12 visualizações

Rua São Bento, 365, São Paulo, SP 01011-100

comax@comax.com.br

Tel: (11) 5087-1800

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn