- Comax
O que é Duplicata de Serviço?

Duplicata de serviço, duplicata mercantil ou simplesmente duplicata: neste artigo, você poderá tirar várias dúvidas sobre o que significa isso e por quais motivos esse documento é tão importante para você e o seu negócio.
Pode parecer um termo complicado, mas sua finalidade é bem simples: a duplicata é um título de crédito que representa uma ordem de pagamento. Quer ver um termo mais fácil? A Duplicata pode ser um boleto!
Ou seja, em vendas com prazo igual ou superior a 30 dias, o sacador pode emitir uma duplicata para o comprador formalizando a obrigação de quitar uma dívida. Após a Duplicata ser emitida, o sacado precisa dar o aceite da Duplicata, que geralmente se dá através de uma assinatura.
Vale lembrar que:
Sacador = a pessoa que emite a ordem, o vendedor.
Sacado = a pessoa que paga a duplicata, o comprador.
A duplicata de prestação de serviços pode ser protestada por falta de aceite devolução ou pagamento, mediante sua apresentação, ou de triplicata, ou, por indicação do portador (artigos 13 e 14 da Lei nº. 5.474/68).
O que deve conter em uma duplicata?
Segundo a Lei da Duplicata, ela deve conter:
a data de sua emissão e o número de ordem;
o número da fatura;
a data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista;
o nome e domicílio do vendedor e do comprador;
a importância a pagar, em algarismos e por extenso;
a praça de pagamento;
a cláusula à ordem;
a declaração do reconhecimento de sua exatidão e da obrigação de pagá-la, a ser assinada pelo comprador, como aceite, cambial;
a assinatura do emitente.
Bônus: que você precisa saber sobre a Duplicata (conforme a Lei)
Uma duplicata não pode corresponder a mais de uma fatura
Em caso de pagamento em parcelas pode ser emitida uma única Duplicata discriminando todas as prestações e vencimentos ou uma série de duplicatas uma para cada prestação diferenciando pela numeração
A perda ou extravio da duplicata obriga o vendedor a gerar uma triplicata. esse documento terá os mesmo efeitos e requisitos da duplicata anterior
Conclusão:
Uma duplicata é a formalização de uma receita entrar ou sair do seu caixa, assim controlar as duplicatas devidas ou emitidas é uma parte primordial do contas a pagar e a receber de uma empresa. Certifique-se de ter um controle rigoroso para suas duplicatas e assim, manter sua empresa saudável.
Nos siga nas redes sociais: