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Os benefícios de uma solução de cobrança automatizada









Como efeito direto da transformação digital, a automação se torna cada vez mais presente na realidade dos negócios.


Empresas de todos os portes podem se beneficiar investindo em inovações tecnológicas para melhorar a experiência de seus clientes.


A cobrança automatizada de clientes é um recurso de gestão importante para as empresas que desejam melhorar seu desempenho e potencializar resultados.


A partir dela é possível recuperar valores, diminuir os índices de inadimplência, entre outros pontos.


Dada a complexidade do processo de cobrança, o auxílio de soluções automatizadas conseguem tornar esse processo mais fluído e menos desgastante, burocrático e oneroso. Entenda os 4 principais benefícios:


Leia também: Cobrança Digital, por que ela é tão importante?



Efetividade na cobrança e capacidade de escala


Muitas vezes, o cliente inadimplente se sente mais livre e interessado em buscar uma solução para o problema quando encontra um canal menos invasivo e desgastante para negociar.


Segundo o Serasa Experian, atualmente 12% das dívidas são solucionadas em negociações virtuais. Além disso, dados da Serasa Experian apontam que 48,8% dos inadimplentes afirmam já ter negociado dívidas por canais digitais.


Otimização de processos


Utilizar um sistema de cobrança aumenta a performance da operação eliminando erros e/ou desperdício de recursos.


Dessa forma você consegue aumentar o volume da gestão de cobranças e faturamento sem precisar contratar novos funcionários ou remanejar equipes para acompanhar esta expansão.


Outra dica tecnológica para otimizar processos são os ChatBots. Os ChatBots podem interagir com efetividade em chats de redes sociais, aplicativos de mensagens ou no próprio site da sua empresa.


Com auxílio da inteligência artificial, esse tipo de solução pode proporcionar um contato inicial com o cliente, conduzindo-o à recuperação do crédito por meio de solução de dúvidas e outras questões.


Assim, ao fazer contato com um atendente humano, a relação já estará mais bem qualificada e mais próxima de chegar a uma solução.


Ou seja, otimiza o tempo de negociação e permite às equipes serem mais produtivas.


Redução de custos


A redução de custos é um dos principais benefícios que a cobrança digital traz. Ferramentas automatizadas tornam as interações mais dinâmicas e produtivas, aumentando a probabilidade de recuperação do crédito sem a necessidade de se recorrer às onerosas e demoradas ações judiciais.


No mais, ainda é preciso considerar que o suporte informativo trazido pelos dados, sem dúvida, aumenta a qualidade das negociações. Na prática, isso se reflete em acordos mais justos, o que facilita os pagamentos e evita atrasos ou novas situações de inadimplência.


Automatizar cobranças reduz:


  • Custos com pessoal – a necessidade de fazer mais cobranças à medida que os clientes aumentam, não precisará ser suprida com mais pessoal. O processo automático permite crescimento.

  • Custos com tarifas bancárias e de cartão de crédito – se os clientes estão em dia, isso significa que há menos custos por transação e cancelamento de boletos.

  • Redução de custos com erros – automatizar processos reduz erros.



Foco na experiência do cliente


De um lado está seu negócio esperando receber os pagamentos em dia. Do outro, está o cliente que quer comodidade para pagar. Então, se as cobranças são eficientes, ambos estarão satisfeitos.


O empoderamento do consumidor atual tem oferecido a ele a crescente capacidade de identificar quando uma empresa é, de fato, profissional ou não.


Quando optamos pelo uso de um sistema de cobrança apropriado, isso conta muito para a melhoria do relacionamento da empresa com o seu público-alvo e com os seus clientes mais assíduos.


A agilidade no atendimento das negociações de pendências é um ponto positivo que agrega valor ao CRM (Customer Relationship Management). Diversos clientes podem ser atendidos ao mesmo tempo, com discrição e eficiência.


São detalhes assim que, além de reduzir a inadimplência, melhoram a experiência do cliente com a sua marca.