Buscar
  • Comax

Por que é importante ter um planejamento de cobrança para empresas exportadoras?




É muito comum que as ações de recuperação de inadimplência nas empresas exportadoras sejam deixadas de lado, sendo consideradas como não prioritárias, e seus títulos envelhecem entre inúmeras outras atividades da equipe financeira.


É de suma importância que a equipe esteja preparada para auxiliar suas equipes na reversão dos valores, para que o planejamento seja efetuado de maneira satisfatória.


Entenda como o planejamento de cobrança para empresas exportadoras pode te ajudar:


Seus melhores clientes podem se tornar inadimplentes


É comum no mercado das empresas exportadoras, que encontrem clientes recorrentes que são pagadores impecáveis. Logo, podemos conceder prazo para pagamento sem preocupações com o fluxo de caixa. Ainda assim, existem aqueles clientes que podem atrasar mas sempre pagam o que devem. Lembrou de algo?


Levando em conta o caos internacional que a pandemia de covid-19 gerou, os melhores pagadores podem acabar se tornando inadimplentes por várias razões, muitas dessas as quais eles nem sempre tem controle. Podem ser, por exemplo, a volatilidade do câmbio, as restrições impostas por governos, processos judiciais contra a empresa, alterações nas legislações e até mesmo alguns casos a indisponibilidade de câmbio para o pagamento.


O principal objetivo de um planejamento de cobrança para empresas exportadoras é manter a saúde financeira da empresa, ao minimizar ao máximo o risco dos clientes se tornarem inadimplentes, afinal tal situação pode acabar por prejudicar o fluxo de caixa.


Coisas que podem atrapalhar

Até as grandes empresas exportadoras podem se deparar com dificuldades para conseguir realizar a recuperação de débitos internacionais. Situação que se agrava com empresas menores, sendo que a cobrança dos valores passa a ser responsabilidade de um gestor financeiro, um analista ou do time de vendas.

Afinal de contas, pode ser um desafio para tais profissionais já que as negociações internacionais demandam tempo para análise, a fluência em diferentes idiomas que é extremamente necessária, além de coisas como o entendimento de legislação a nível internacional e técnicas de negociação.

Esse momento pode acabar prejudicando a recuperação, porque se torna mais uma tarefa no meio de um mar de tarefas nas mãos da equipe, o que atrapalha as prioridades do dia a dia. Por conta disso, o profissional de cobrança se foca na recuperação todos os dias e tem as ferramentas que são necessárias para reverter o débito.

Precisando de uma equipe para recuperar créditos inadimplentes?


Entre em contato conosco! (11) 5087-1800