Buscar
  • Comax

Qual é o papel da tecnologia na recuperação econômica?

Quando estamos na escola estudamos as três primeiras revoluções industriais, mas o que muitos sequer percebem é que estamos vivendo a quarta revolução industrial. Sendo assim, é notável que essa nova revolução é extremamente tecnológica e a transformação industrial continua em ascensão, trazendo à tona mudanças profundas para o desenvolvimento humano nas mais diversas áreas.


O avanço tecnológico foi responsável por garantir que empresas pudessem seguir suas atividades remotamente. Assim como também permite que serviços essenciais como a educação, por exemplo, continuem a ser fornecidos, mesmo que em um cenário de distanciamento social.


Sendo assim, a tecnologia assume um papel único: elevando seu papel da tecnologia na recuperação econômica do país e assim sendo, trazendo uma nova leva de nível de produtividade, de forma sustentável a sociedade.


O papel da tecnologia na recuperação econômica é extremo, por exemplo, o Fórum Econômico Mundial divulgou um relatório em que foi apontado que, durante o período de prevenção e controle da epidemia, as 10 principais tendências tecnológicas se aceleraram ainda mais, incluindo compras online e distribuição robótica, pagamento digital e sem contato, escritórios remotos, educação remota, atendimento médico remoto, entretenimento online e cadeia de fornecimento 4.0, impressão 3D, robôs e drones.


O Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, também publicou um relatório pedindo aos formuladores de políticas de todos os países que aproveitem a oportunidade do avanço tecnológico para então, estabelecer um planejamento digital para apoiar o desenvolvimento futuro do país.


Agenda 2021


A pesquisa “Agenda 2021” feita pela consultoria Deloitte aponta que, a maioria dos executivos brasileiros apostam em uma recuperação econômica neste ano. Segundo a pesquisa, 42% dos entrevistados acreditam que, em 2021, a atividade econômica no Brasil, irá se igualar ao nível pré-crise do Coronavírus, e ainda assim 18% acreditam que haverá crescimento e que a recuperação econômica será superior.


Mesmo com um número alto de pessoas que acreditam em uma recuperação econômica superior ao período pré-pandemia, um número considerável de empresários se mantém pessimista, sendo que 37% acham que a economia não terá uma recuperação em 2021, e que ficaria abaixo do nível de antes da crise pandêmica.


E o papel da tecnologia na recuperação econômica?


A pesquisa mostrou que 40% das empresas realizaram vendas online após o início da crise da covid-19. Sendo que, também foi identificado um aumento das vendas nos canais online por empresas que já vendiam online antes da crise, enquanto que apenas 21% relataram que as vendas se mantiveram no mesmo nível e 12% acabaram encarando uma diminuição das vendas onlines.


Os investimentos em tecnologia em busca da recuperação econômica continuará forte em 2021, com destaque para cloud, equipamentos, telecomunicações e serviços de TI, softwares de gestão e dados.


Além da busca por unir a tecnologia à recuperação econômica, o setor de tecnologia sustentável está com cada vez mais voz. A América Latina iniciou uma tendência de voltar suas atenções para as questões que envolvem o meio ambiente, como a preservação sustentável, monetização de créditos de carbono, desenvolvimento de novos biomateriais, biocombustíveis, criação de insumos médicos, alimentos e tratamento de água, lixo e energia limpa.