Buscar
  • Comax

Soluções digitais para cobranças




Nos dias atuais, caso você queira ter um sistema eficiente na recuperação de inadimplentes é inevitável passar por soluções digitais para cobranças. Além das empresas estarem buscando aperfeiçoar seus processos, os próprios clientes preferem cada vez mais renegociar e lidar com suas dívidas da maneira mais digital possível.


É necessário buscar soluções digitais para cobranças, mas é preciso se atentar a qualidade acima de tudo. E como decidir qual a melhor solução?


Principais meios de cobrança


O número de inadimplentes no Brasil é quase sempre alto. Todo mês, o índice alcança ao menos os milhões, como a Serasa Experian mostrou em sua pesquisa. Onde, em janeiro de 2020, a inadimplência aumentou cerca de 2,6% com relação ao primeiro mês de 2019.


E nessa mesma pesquisa, foi levantado que 48,8% dos inadimplentes já negociaram digitalmente. E a tendência é que esse número cresça.


Sendo assim, abaixo você confere os principais meios de cobrança:

  • WhatsApp – Uma das principais ferramentas de comunicação do momento, possui alta taxa de sucesso, por ser prática e sem se tornar inconveniente.

  • Chatbots -

  • Portais de negociação – Nessa solução digital para cobrança o consumidor pode escolher o número de parcelas e quando irá começar a pagar.

  • SMS – Simples, prático e com custos muito baixos. Além disso, apresenta grande taxa de resultados na cobrança aos clientes.

  • E-mail – Além de lembretes automáticos, através do e-mail é possível anexar boletos, o que é visto com bons olhos pelos clientes que entendem como a empresa busca simplificar a vida de seus consumidores.


Por que procurar por soluções digitais para cobranças?


O processo de um setor de cobrança se tornando cada vez mais digital traz vários prós, sendo eles da produtividade até a taxa de inadimplência cada vez menor. Veja alguns exemplos abaixo de conquistas através de soluções digitais para cobranças de qualidade:


  1. Redução de Inadimplência;

  2. Diminuição dos atrasos de pagamentos;

  3. Automatização do processo de cobrança;

  4. Redução de Custos;

  5. Mais agilidade e eficiência na cobrança;

Para empresas de cobrança, buscar por soluções digitais de cobrança se torna cada vez mais decisivo nos resultados conquistados. Entretanto, é importante que se avalie a caixa da empresa para que as soluções digitais para cobranças escolhidas sejam as mais adequadas à própria realidade do momento.


Buscar por soluções digitais para cobranças, é seguir a demanda do mercado que cada vez mais busca por digitalizar o máximo de ações. Além, é claro, de mostrar ao consumidor a maneira com que se importa com o tempo dele e quer ajudá-lo.