Buscar
  • Comax

Tendências pós-pandemia no Business



Com a pandemia e o distanciamento social, muitas atividades e comportamentos tiveram que mudar drasticamente para evitar ao máximo a disseminação do novo Coronavírus. Segundo o IEMI, alguns desses novos hábitos se tornarão uma tendência pós-pandemia.


Durante os 10 meses desde o primeiro caso de COVID-19 no Brasil, foram inúmeras as transformações que aconteceram em diversas áreas como na política, economia, modelos de negócios, relações sociais, cultura, psicologia social e a relação com a cidade e o espaço público.


No ambiente corporativo destaca-se a redução na frequência de almoços em restaurantes e de reuniões presenciais, com o consequente aumento das reuniões online e maior número de profissionais levando comida de casa.


Revisão de crenças e de valores


O impacto da pandemia não foi apenas uma crise econômica, ela também tem uma relação direta com as mudanças no comportamento e valores das pessoas. Como diz o Doutor em microbiologia Atila Iamarino, o mundo não será mais como antes.


No entanto, a pandemia antecipou mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis e engajadas do ponto de vista social.


Agora, os clientes estão muito mais atentos aos princípios das marcas que consomem, principalmente se suas ações estão de acordo com o que pregam.

E cobram que as empresas devem atuar em projetos que estão relacionados aos seus valores. O que já mostra uma mudança de pensamento sobre o papel de uma empresa no mundo.


Trabalho remoto/Home Office


Outras questões ligadas à rotina e modo de produzir também sofreram um impacto. Muitas empresas estão percebendo que não há necessidade de que todos os funcionários estejam presentes, afinal, eles podem trabalhar remotamente e produzindo muito bem, inclusive. Isso traz maior flexibilidade para a companhia.


“Quanto ao home-office, 59% dos entrevistados passaram a compreender a jornada profissional em home office como um tempo maior com a família, a cuidar melhor das tarefas domésticas e mais atenção com os filhos, que será mais valorizado daqui para a frente.” Diz a pesquisa do IEMI.


Redes sociais como ferramenta de vendas


Com o isolamento social, as redes sociais foram as ferramentas que nos conectou durante todo esse tempo, principalmente o Instagram. E se antes já era essencial sua empresa estar conectada, hoje é obrigatório.


As vendas pela Internet aumentaram muito, passando a ser uma opção também para lojas que até então se valiam apenas do local físico.


Tendências pós-pandemia no Business


Com a pandemia e o distanciamento social, muitas atividades e comportamentos tiveram que mudar drasticamente para evitar ao máximo a disseminação do Coronavírus. Segundo o IEMI, alguns desses novos hábitos se tornarão uma tendência daqui para frente.


Durante os 10 meses desde o primeiro caso de COVID-19 no Brasil, foram inúmeras as transformações que aconteceram em diversas áreas como na política, economia, modelos de negócios, relações sociais, cultura, psicologia social e a relação com a cidade e o espaço público.


No ambiente corporativo destaca-se a redução na frequência de almoços em restaurantes e de reuniões presenciais, com o consequente aumento das reuniões online e maior número de profissionais levando comida de casa.



Revisão de crenças e de valores


O impacto da pandemia não foi apenas uma crise econômica, ela também tem uma relação direta com as mudanças no comportamento e valores das pessoas. Como diz o Doutor em microbiologia Atila Iamarino, o mundo não será mais como antes.


No entanto, a pandemia antecipou mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis e engajadas do ponto de vista social.


Agora, os clientes estão muito mais atentos aos princípios das marcas que consomem, principalmente se suas ações estão de acordo com o que pregam.

E cobram que as empresas devem atuar em projetos que estão relacionados aos seus valores. O que já mostra uma mudança de pensamento sobre o papel de uma empresa no mundo.


Trabalho remoto/Home Office


Outras questões ligadas à rotina e modo de produzir também sofreram um impacto. Muitas empresas estão percebendo que não há necessidade de que todos os funcionários estejam presentes, afinal, eles podem trabalhar remotamente e produzindo muito bem, inclusive. Isso traz maior flexibilidade para a companhia.


“Quanto ao home-office, 59% dos entrevistados passaram a compreender a jornada profissional em home office como um tempo maior com a família, a cuidar melhor das tarefas domésticas e mais atenção com os filhos, que será mais valorizado daqui para a frente.” Diz a pesquisa do IEMI.


Redes sociais como ferramenta de vendas


Com o isolamento social, as redes sociais foram as ferramentas que nos conectou durante todo esse tempo, principalmente o Instagram. E se antes já era essencial sua empresa estar conectada, hoje é obrigatório.


As vendas pela Internet aumentaram muito, passando a ser uma opção também para lojas que até então se valiam apenas do local físico.




Leia também: Cobrança por assessoria jurídica: Como funciona?


Ficou alguma dúvida? Entre em contato!


Nossas rede sociais:

Facebook

Instagram