• Comax

Terceirizar o setor de cobrança, dá certo?


Terceirizar o setor de cobrança, dá certo?

Cobrar dívidas de clientes é uma das tarefas mais delicadas da administração de um negócio. Dependendo do contexto e de como é conduzido a cobrança, esse processo pode desgastar a relação e até mesmo acarretar o fim de um contrato, o que, nessa situação, é algo traumático para ambos os lados, sem contar o prejuízo causado pela perda do valor. Afinal, terceirizar o setor de cobrança, dá certo?


Por esse nível de complexidade e para evitar essa situação, muitas empresas estão optando pela cobrança terceirizada de títulos. Assim, essa tarefa é entregue na mão de profissionais capacitados e acostumados a lidar diariamente com as mais variadas situações que envolvem a cobrança de dívidas.


São vários os detalhes que precisam ser tratados com muito cuidado, como a abordagem, o tom de voz utilizado durante a conversa e a percepção para entender o momento e qual a estratégia adequada.


Esses e outros aspectos reduzem drasticamente a chance da relação se desgastar e podem, em vez de afastar, aproximar o cliente da empresa. Isso porque uma abordagem dura demais leva a conflitos, tornando a continuidade do processo de cobrança e até de relacionamento entre as duas empresas muito mais difícil.



O que é cobrança terceirizada?


Apesar de parecer óbvio, é importante explicarmos com detalhes. Trata-se do momento em que uma empresa decide contratar um parceiro para assumir a recuperação de débitos. Isso é comum quando o volume de funcionários do financeiro não é suficiente para execução das atividades de cobrança.


E não é para menos. Quando não há uma rotina de cobrança, as dívidas vão se acumulando e viram uma “bola de neve” rapidamente.


Uma dúvida recorrente nas empresas que nunca terceirizaram a atividade de cobrança, é como funciona o modelo de remuneração das assessorias. Apesar de existirem diversas opções, uma delas é praticada com mais frequência, e é mais aderente ao mercado: remuneração por sucesso – que é quando a assessoria recebe uma porcentagem dos valores recuperados.


O modelo de contratação “por sucesso’’ acaba sendo funcional para ambas as partes, como se tem visto no mercado, durante os últimos anos.



Quando minha empresa precisa terceirizar a cobrança?


O primeiro passo é analisar o tamanho da sua inadimplência e entender, com base na eficácia da sua cobrança interna, se com a estrutura de pessoal, tecnologia e infraestrutura, é possível recuperar esses valores dentro de um prazo satisfatório.

Se estiver em dúvida quanto à resposta, já é hora de considerar terceirizar a cobrança com um parceiro especializado.


Então quais motivos que levariam a terceirização dos serviços?

  1. Dificuldade em realizar uma cobrança interna efetiva;

  2. Falta de pessoas para realizar a cobrança e demais tarefas;

  3. Ausência de recursos tecnológicos;


Vantagens da contratação de um Empresa de Cobrança


As Empresas de cobrança têm uma capacidade adicional de cobrar os valores devidos por dar ao devedor a sensação de perda de controle sobre a situação, uma vez que não é mais um conhecido seu, o credor, quem está efetuando a cobrança.


  • Foco na atividade-fim

Negociar com os clientes é uma tarefa que demanda tempo e energia dos colaboradores.

  • Rapidez no retorno de contas atrasadas

Aumento das chances de receber os débitos atrasados de forma mais rápida e efetiva.

  • Preservação de bom relacionamento com o cliente

Possibilidade de realização de treinamento para a empresa especializada capacitando os terceiros a negociar com o devedor de maneira cuidadosa e amistosa.






30 visualizações

Rua São Bento, 365, São Paulo, SP 01011-100

comax@comax.com.br

Tel: (11) 5087-1800

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn