Cobrança B2B: O que é e como funciona?

O modelo de cobrança empresarial Business To Business (Negócio Para Negócio) significa a transação
de serviços comerciais entre duas empresas. Ou seja, a cobrança é baseada na relação entre fornecedor e cliente.
 
O B2B é usado em empresas que vendem seus produtos e serviços para outras empresas, como um
meio de garantir a manutenção e realização das cobranças.
Para isso, é necessário que a empresa fornecedora, que está pulverizando suas vendas, tenha um
plano de ação para cobrança.
 
Para entender os próximos passos, é importante destacar que o mercado B2B trabalha com
vendas complexas, que necessitam de processos mais elaborados e com produtos de maior valor.
 

Como funciona a cobrança?

 
Para gerar a cobrança no modelo B2B, é necessário que a empresa tenha uma estratégia. O plano
de ação mais usado segue o modelo seguinte:
Solicitação das informações que originam os débitos – para isso, as informações necessárias são:
 
  • Valor do débito
  • Data de vencimento do débito
  • Produto/Serviço comercializado
  • Caso algum boleto tenha sido emitido, informar se houve ou não protesto.
  • Solicitação dos dados do responsável pelo débito, geralmente é o sócio ou diretor financeiro;
  • Atualização de débito e contato com o Devedor;
  • Cadastro do devedor no sistema de envio e informações atualizadas a cada novo contato;
  • Realizar acordo com o devedor com os valores já fechados.

Modelos de B2B

 
Transformação: empresa vende o produto para outra empresa;
Revenda: empresa vende para distribuidor ou revenda; distribuidor vende direto para revenda.
 

Principais Funções

 
Para que todo o processo esteja em perfeito alinhamento, é formada uma equipe entrosada e preparada para
atingir os objetivos do cliente. Geralmente, a equipe é composta por: CEO/fundador, Gestor de Vendas,
Executivo de Compras, Marketing, Representante de Desenvolvimento de Vendas e Gerente de
Sucesso do Cliente.
 
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