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Como evitar inadimplência de clientes em tempos de crise?


Como evitar inadimplência de clientes em tempos de crise?

Sustentar as contas a receber e poupar o fluxo de caixa nesse momento caótico provocado pelo covid-19, em que as empresas no Brasil vêm enfrentando, não tem sido uma tarefa fácil. Mas, por meio de um gerenciamento estratégico é possível amenizar os impactos causados, garantir a continuidade das operações e principalmente, cuidar da sobrevivência das organizações.


A gestão estratégica é considerada como a arte de preparar os meios e especificar os cursos de ação. São como as forças e fraquezas de uma organização e as oportunidades e ameaças do ambiente, com o intuito de alcançar ou assegurar os objetivos fixados.


Assim, é importante destacar que um dos principais pilares de sustentação das empresas no Brasil, são os recebíveis, aliado com a capacidade da gestão estratégica dos mesmos. Por conta do cenário atual, mesmo para as organizações que têm acesso fácil a aquisição de capital de giro através de financiamento, não tem sido atrativo dado ao custo elevado deste capital, maior burocracia e também, as incertezas comerciais.


Adotar uma postura flexível na cobrança neste momento, pode proporcionar um aumento do relacionamento comercial, manutenção e continuidade na carteira de clientes e um enfrentamento da crise com maiores possibilidades de sucesso. Tudo isso, obviamente, sem sacrificar num todo o cash flow. O cuidado e atenção dispensada à carteira de clientes, pode possibilitar o não registro de provisão para crédito de liquidação duvidosa (PCLD) que tem um efeito desfavorável em todas as empresas. Aliviando assim, os impactos negativos na situação patrimonial.


Portanto, há algumas maneiras de construir uma estratégia que possibilite as empresas passarem dessa fase e, claro, você deve considerar as especificidades do seu ramo de atuação no mercado. Porém, comumente a todas, seguem algumas dicas:


1.   Mantenha a carteira de clientes organizada e atualizada


Acompanhe de maneira mais aproximada o desempenho dos clientes, mantendo o cadastro atualizado, fazendo com que o gestor detenha o controle mais amplo dos recebimentos do negócio.


2.   Mantenha contato


Embora para algumas pessoas seja desconfortável, realize suas rotineiras cobranças, sem aterrorizar. Entendendo todo o contexto situacional, elabore um plano de ação deixando pré-pronto uma oferta ao cliente em que evidencie sua disposição em mantê-lo.


3.   Mantenha uma postura flexível


De pronto com o plano de ação, aguarde a proposta do cliente, ouça, entenda e busquem juntos a melhor forma e no momento oportuno implemente o plano de ação. Isso não significa sacrificar num todo o fluxo de caixa, mas até onde for possível esteja pronto para negociar.


4.   Mantenha os relatórios financeiros


A utilização de relatórios financeiros pode contribuir no pensar estratégico e permitirá que você veja com maior amplitude o que o dia a dia, por vezes, não permite.


5.   Mantenha o uso da tecnologia


mais do que antes, a tecnologia veio para auxiliar na gestão eficiente dos negócios. Estar atento ao que ocorre no mercado e dedicar-se a uma relação mais aproximada com as ferramentas tecnológicas pode ser um fator imprescindível para a sobrevivência das empresas.


Nesse momento tão desafiador em que as organizações enfrentam, é mais do que necessário repensar o modelo de gestão utilizados nas organizações e buscar, oportunamente, adequar-se. Por exemplo, você pode avaliar a contratação de serviços especializados de cobrança, porque elas têm uma capacidade adicional de cobrar os valores devidos por dar ao devedor a sensação de perda de controle sobre a situação, uma vez que não é mais um conhecido seu, o credor, quem está efetuando a cobrança.


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