Buscar
  • Comax

Como reduzir os custos no setor de cobranças?


Como reduzir os custos no setor de cobranças?
Como reduzir os custos no setor de cobranças?

Uma grande preocupação que engloba diversos setores é a redução de custos em empresas, sem afetar na eficiência e qualidade dos serviços.


No caso das empresas e setores de cobrança, essa é uma realidade ainda maior. Considerando que, embora ele seja vital e cumpra o papel de recuperar créditos para a empresa, seus custos não podem ser muito altos e comprometer investimentos em outros setores.



Contudo, há estratégias para reduzir custos que podem trazer grandes benefícios ao caixa corporativo. A seguir você confere 4 dicas de como reduzir os custos no setor de cobrança:


Capacite sua equipe e invista na produtividade dela


Os gastos com folha salarial estão entre os principais custos fixos das empresas. Nessa situação, é possível diminuir o tamanho da equipe e reduzir os encargos trabalhistas mas, para isso, é necessário ter uma equipe qualificada e preparada para enfrentar os desafios pertinentes à atividade de cobrança.


Para que seja possível extrair o máximo potencial de cada colaborador, é necessário investir na capacitação de seus profissionais, fornecendo as ferramentas necessárias para a boa execução do trabalho.


A destinação de recursos em treinamentos voltados à otimização da produtividade não deve ser encarada como um gasto, mas sim como um investimento crucial. Além disso, de acordo com o Serasa Experian, há benefícios comprovados desse tipo de investimento.


Ao investir na qualificação de cada um dos integrantes da equipe, eles terão mais conhecimento sobre sua função, serão mais autônomos e com isso, se tornarão mais produtivos.


Mas fique de olho, a capacitação não é tudo: uma equipe de cobrança precisa estar sempre motivada para desempenhar bem o seu papel. É fundamental uma constante comunicação transparente, metas realistas, feedbacks e o reconhecimento dos que estiverem cumprindo melhor suas funções.


Seja um aliado(a) da tecnologia


É fato que estamos na era digital, então nada é mais estratégico do que tornar a tecnologia uma grande aliada da sua empresa e assim manter seus negócios de recuperação de dívidas funcionando de forma adequada e saudável.


Ela pode ser utilizada em diversas funcionalidades como:


  • No aproveitamento e armazenamento qualificado de dados;

  • Automatização de processos;

  • Otimização de estratégias de cobrança.


Dessa forma, reduz os erros humanos e otimiza os recursos disponíveis.


Revise os processos


Busque novas formas de mapear processos, traçar modelagem de novas operações. Dessa forma, a gestão estará à par do fluxo de operações e poderá encontrar erros que estão comprometendo a eficiência e gerando custos extras que passam despercebidos.


Garantir o monitoramento efetivo da realização de todas as ações é o que dirá ao gestor o que funciona e o que não funciona. É preciso ver os resultados dessas ações no dia a dia, sempre visando a redução de custos sem abrir mão da qualidade do serviço realizado.


Terceirize uma empresa especializada


Aqui explicamos como funciona a terceirização e se ela se encaixa ou não com as necessidades da sua empresa.


Em suma, se esta empresa terceirizada é qualificada e com ampla experiência no mercado, você pode contar com as melhores estratégias e tecnologias disponíveis para essas atividades. Isso permite recuperar valores de maneira mais rápida e gastando menos.


Conheça uma forma mais eficiente de lidar com seu setor de cobranças, entre em contato com a Comax. Trazendo tradição e expertise, com processos de alta performance, que garante altos índices de recebimento!


Nos siga nas redes sociais:

Facebook

Instagram