Cobrança por SMS: Reduza a inadimplência

A cobrança por SMS é uma boa alternativa para reverter a inadimplência e manter a competitividade
do negócio. Além disso, é uma alternativa eficiente e de baixo custo com a qual você consegue atingir
o cliente com maior assertividade e retorno.
 
Afinal, em tempos de transformação digital, a cobrança por SMS pode ser um grande aliado da sua
empresa para trazer uma proximidade e melhorar o relacionamento com o cliente ou consumidor e
assim, reduzir taxas de inadimplência.
 
É também, utilizado em estratégias de régua de cobrança que é considerada uma maneira eficaz
para reduzir gastos operacionais e otimizar o tempo das equipes financeiras.
 
Continue lendo e entenda mais sobre cobrança por SMS e reduza cada vez mais os índices de
inadimplência da sua empresa:
 
 

Tipos de SMS de cobrança mais comuns

 
  • Cobrança preventiva: Essa mensagem deve ter o objetivo de avisar o cliente sobre a chegada da data de vencimento do boleto, para prevenir atrasos e inadimplência.
 
Exemplo:
 
Olá, Maria! Não esqueça que sua fatura vence dia 15/10. Ela está disponível em nosso sistema ou pode           
 ser paga pelo aplicativo do seu banco, o código de barras é:
 
  • Se mostrando disponível: Em seguida são enviadas as mensagens de texto com o código de barras do boleto ou orientações para o pagamento imediato.
 
Exemplo:
 
Olá, José! Sua dívida pode ser renegociada. O telefone para contato é: ______________. Evite mais juros. Fale com nossa equipe hoje mesmo!
 
  • Ofertas de negociação: Por último, em caso de não pagamento, informe ao consumidor a                     possibilidade de inclusão do nome do cliente em Entidades de Proteção ao Crédito. Sua                                 empresa deve avisar com antecedência, oferecendo alternativas de regularização.
 
Exemplo:
 
Oi, Renata. Tudo bem? Tenho uma ótima notícia: oferta exclusiva para renegociar suas dívidas em atraso.
Vamos conversar? Entre em contato:
 
 

O que a Lei diz sobre cobrança por SMS?

 
Segundo o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): “é crime coagir, ameaçar, constranger
e fazer afirmações falsas para intimidar o cliente em débito, ou ainda perturbá-lo em seu local de trabalho,
descanso ou lazer em caso de cobrança de dívida”.
 
Tenha em vista abordagens práticas e éticas conforme estabelecido pelo direito do consumidor. Isso
quer dizer que, se a empresa perturbar o cliente no trabalho ou em casa, o caso pode se tornar jurídico.
 
O mesmo para quando se informa a terceiros sobre a sua situação de inadimplência
 
Assim, a empresa pode cobrar a dívida, no entanto, essa cobrança deve ser feita em horário comercial
e o assunto só pode ser tratado diretamente com o inadimplente.
 
É importante ficar atento ao fato de que o envio de SMS só pode ser feito com a autorização prévia do
cliente, ou seja, é preciso seguir as regras do Opt Out, garantindo que o cliente possa parar de receber
as mensagens quando desejar.
 

Vantagens da cobrança por SMS

 
Por meio desse contato direto, o cliente fica menos exposto, e consequentemente, menos constrangido durante a abordagem de cobrança, o que evita vários transtornos, inclusive jurídicos.
 
A cobrança via SMS também viabiliza o envio de mensagens programadas, com o agendamento dos dias
e horários mais convenientes para abordar o consumidor.
 
Para um contato com maior chance de sucesso, é importante personalizar o SMS de cobrança para cada
consumidor, ou seja, identificar a melhor hora e a melhor abordagem para cada caso.
 
Além disso:
 
  • Custo cerca de 96% mais barato do que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações;
  • Entrega diretamente para o cliente, e a empresa ainda tem a certeza de que o inadimplente vai receber a notificação;
  • Taxa de retorno de 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas;
  • Facilidade na hora de receber, pois é possível copiar o código de barras da fatura e colar em um aplicativo de internet banking do celular para efetuar o pagamento;
  • Com uma abordagem menos formal, o SMS é mais bem recebido pelos clientes.
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